quinta-feira, agosto 31, 2006

Manifestação pró-cotas dos alunos da Rede Pública


Alunos da rede pública reivindicam a política de cotas em frente a reitoria da Ufes. A manifestação começou por volta de 17h. Entre eles estão, principalmente, alunos do Projeto Universidade Para Todos.
O ouvidor (foto abaixo) disse aos manifestantes que o sistema de cotas está sendo estudado por uma comissão e pode vir a ser adotado. Disse, ainda, que os alunos devem discutir com os conselheiros para uma melhor implantação do sistema.
Os "pró-cotas" estão nessa luta desde meados dos anos 90.

Essa discussão deve ainda ser longa.


Jantar no Cerimonial Le R'U

Sempre ouvi falar que o jantar do RU era um sopão horrível, sobras do almoço, resto das bandejas. Ontem, eu estava totalmente sem grana, apenas com um ticket que havia comprado fiado de uma amiga. Fui, com muita fome, às 18:15h pro RU "ver qual era a de lá". Me supreendi. Nada de sopão com os restos das bandejas. Achei a comida até melhor que a do almoço.
Com certeza hoje vou lá de novo jantar. Se alguém quiser aparecer...

terça-feira, agosto 29, 2006

13º Vitória Cine Vídeo

As inscrições para o 13º Vitória Cine Vídeo estão abertas. O evento acontecerá de 13 a 18 de novembro no Cine Metrópolis e no Teatro Glória.
Os primeiros lugares das categorias filme de ficção, documentário e animação receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.500.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Seminário sobre Inclusão Social

Cotas, estudantes de origem popular, inclusão social, ações afirmativas. Esses serão assuntos tratados no I Seminário Universitário de Políticas de Ações Afirmativas e Inclusão Social, promovido pelo Programa Conexões de Saberes e que acontecerá na Ufes de 1º a 4 de setembro.

A importância em se ter um espaço de discussão da inclusão social é percebida quando se observa alguns dados, como este: na Ufes, entre os mais de 18 mil alunos, apenas 317 são de origem popular. A outra dificuldade é a permanência desses alunos na Universidade.

Este é o primeiro seminário do Conexões, que conta com 84 bolsistas. Nele serão criados o Fórum dos Estudantes de Origem Popular e o Fórum Capixaba de Pré-Vestibulares, para melhor articular as reivindicações desses estudantes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da ProEx.